Afetividade: o que fazer com ela?

Muitas vezes, deparamo-nos com o uso do termo afetividade, sem, no entanto, referirmo-nos corretamente ao que significa. Vemos, muitas vezes, a associação da afetividade à sexualidade, como se fossem a mesma coisa.

Todavia, como explica Paulo Dalgalarrando, a afetividade é a dimensão psíquica que dá cor, brilho e calor a todas as vivências humanas.

No clássico “Tecendo o Fio de Ouro”, Emmir Nogueira e Silvia Lemos apontam cinco vivências afetivas, que comporiam o “armário” da afetividade, sendo suas “gavetas” de baixo para cima: humor, emoções, sentimentos, afetos e paixões.

Vê-se, portanto, que afetividade e sexualidade não são a mesma coisa. Como sabemos, a sexualidade faz parte da nossa identidade, nos define como homem ou mulher. Esta sexualidade vai sempre externar-se também pelas vivências afetivas. Por exemplo: um homem vive emoções de uma maneira diferente de uma mulher, mesmo que haja algumas similaridades entre essas emoções.

É importante dizer que uma pessoa é considerada psiquicamente madura, equilibrada, quando não se deixa governar por suas vivências afetivas. Ao contrário do que se vê e ouve na mídia, adulta, psiquicamente falando, é uma pessoa cujas inteligência e vontade dominam seus afetos, paixões, sentimentos, humor e emoções. A mídia estampa que se deve fazer o que se sente, que sempre se deve viver uma paixão, que se deve deixar-se conduzir pelos sentimentos.

Todavia, a condução da vida humana pelos instintos animaliza o ser humano. Mais humanos serão o homem e a mulher que ordenarem sua afetividade para o amor, permitindo que Deus ilumine sua inteligência e vontade, para conduzirem sua afetividade para o verdadeiro amor, o qual não busca seus próprios interesses, reconcilia-se com o outro, perdoa o agressor, pensa no bem do outro e da humanidade inteira.

Assim, o ser humano experimenta a verdadeira liberdade, formada pela responsabilidade de quem ama.

Por Álvaro Amorim.

Fonte: www.anunciodaverdade.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s