Vida de solteiro: Tempo de espera

Nesse tempo de espera por alguém segundo o coração de Deus, devemos nos preparar para a vida que queremos ter no futuro. Mesmo que as vezes isso possa não acontecer exatamente como sonhamos, mas devemos nos preparar da melhor maneira possível.

É interessante observar o que padre Thomas G. Morrow comenta em seu livro sobre o namoro cristão que, muitos jovens parecem que se encontram numa “procura quase que obsessiva por um cônjuge. Pode ser o caso da mulher que teme ficar mais velha, e se o seu Príncipe Encantado tarda em chegar, não poderá ter filhos. Ou do homem que não conseguiu encontrar a mulher perfeita e se sente infeliz.

Em ambos os casos, estão obsessionados por encontrar a pessoa adequada. Há quem chegue até a casar-se com alguém absolutamente inapropriado, pensando que semelhante relação é a melhor do que nenhuma”.

Abaixo colocamos algumas dicas para viver bem essa etapa da vida, e que irão ajudar e preparar para as outras etapas: namoro, casamento, filhos…

PARA OS DOIS

  1. Busque a Deus, e faça com que Ele seja sempre uma prioridade em sua vida. Considere a opinião de Deus antes de tomar suas decisões.
  2. Esteja convencido de que a castidade é possível e de que você quer viver uma vida pura.
  3. Ao conhecer uma pessoa:
    • Veja se há algum impedimento de alguma das partes para contrair matrimônio.
    • Quais os valores e princípios que ela tem, e se estes estão de acordos com os seus, que é importante estarem de acordo com a Igreja e o primeiro item.
    • Como é a relação dessa pessoa com os familiares, principalmente em relação aos pais e irmãos.
  4. Não seja precipitado em iniciar um relacionamento. Conversem muito, e sobre tudo. Faça um bom discernimento. Façam oração juntos.
  5. Meu conselho é que não se beije a outra pessoa até ter certeza que você queira namorar com ela, pois, de duas uma, ou você começa a criar um vínculo afetivo maior e talvez não seja aquilo que você esperava, ou você vai ficando, ficando, ficando… até o dia que fica só.

PARA OS HOMENS

Seja generoso na entrega, nada de ficar com preguiça. Tenha claro para si mesmo um objetivo de vida, tenha metas de curto médio e longo prazo. Busque purificar os sentidos, nós homens somos muito afetados pela pornografia e masturbação desde a nossa infância, precisamos nos esforçar para dominar as paixões, guardar a vista, manter a mente pura e o corpo casto.

Progrida na vida de oração e intimidade com Deus, busque ler sobre a vida dos santos, e livros que lhe ajudem na vida espiritual. Lembre-se no futuro, você será o sacerdote da casa, e precisará conduzir com o auxílio de sua esposa seus filhos para o Céu, comece por si mesmo!

Não se deixe levar, em ficar pensando o tempo todo em arrumar uma namorada. Foque nos estudos e trabalho, e mantenha uma vida financeira estável. Mulheres querem sentir segurança em nós homens em todos os sentidos, inclusive nesse aspecto.

Leia, assista vídeos, participe de palestras sobre castidade, namoro e assuntos que estão interligados, isso lhe dará uma grande vantagem quando a conhecer, saberá além tratá-la com a cortesia e respeito que ela merece e muitas vezes espera, você terá claro para si que tipo de relacionamento e pessoa que quer se envolver. 

Busque viver com simplicidade, sem excesso de álcool ou comida. Também é hora de colocar em prática aquilo que o Apóstolo narra no final do “Hino do Amor”, em sua carta aos Coríntios:

“Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança” (I Cor 13, 11).

Se você quer ter uma namorada, constituir uma família e ter filhos, é hora de começar a abandonar um pouco TV, as séries, os games, e o excesso nas redes sociais, eu sei essas coisas podem ser e são divertidas, mas se você se dedicar só a elas ou dedicar grande parte do seu tempo nessas coisas, esse mesmo tempo que você estará empregando nelas, não estará empregando naquilo que te ajudará alcançar seu objetivo…

…sair do mundo da fantasia é muito importante para um homem que quer viver a realidade de um namoro, e futuramente o matrimônio e a paternidade.

Tenha um hobby, pratique um esporte, faça algum tipo de atividade física ao menos três ou quatro vezes por semana por 30 min, não fique “paradão”, é importante cuidar da saúde do seu corpo, além de lhe ajudar a viver a castidade as mulheres também observam que você não está em boa forma, e claro cuide da aparência sem excessos.

O tempo de solteiro é um tempo de preparação, então, seja homem, e comece desde já, não espere amanhã. Fique atento aos sinais que elas dão, seja cavalheiro sempre e aproveite o momento oportuno para se aproximar, mas não fique pensando muito, pois, a maioria mulheres cansam de esperar e se desinteressam quando o cara não toma atitude.

PARA AS MULHERES

Senhoritas, como eu disse acima, a maioria dos homens, todos que querem viver a castidade enfrentam uma luta diária, em maior ou menor intensidade dependendo da época, é importante que você esteja ciente disso – infelizmente nem todos os homens chegam no namoro com essas questões mais resolvidas – e que ele precisará de todo seu apoio.

Procure desde já vestir-se com recato e modéstia, os homens são muito visuais, e isso certamente nos ajuda e muito na guarda da vista e dos pensamentos. E pode ter certeza, um homem que quer viver a castidade, por mais que ele possa gostar de ver seus encantos físicos, ele preferiria não os ver agora, já ouvi de alguns homens que encontraram boas moças, mas devido sua falta de modéstia – no vestir, falar e portar – eles passaram a evitar aquelas moças, que antes eram boas pretendentes, mas deixaram de o ser quando se tornaram uma ocasião de queda para ele ou para outros.

A modéstia também te ajudará a encontrar melhor a experimentar melhor a sua feminilidade e delicadeza. Cuide de sua aparência e higiene pessoal, pode parece clichê, mas tem umas moças que as vezes, ou são descuradas de cuidados básicos, ou exageram no cuidado da aparência, com maquiagem carregada, penteados estranhos ou colorações que não combinam com seu tipo, seja você mesma! Para ler mais sobre a modéstia acesse nossos posts relacionados.

Seja uma boa ouvinte.

Seja convicta de seus valores, seja exigente, não aceite qualquer coisa, esteja ciente que ele pode ser o futuro pai de seus filhos.

Não alimente para si que uma pessoa irá mudar quando começar a namorar, por exemplo, o cara é um bom pretendente, mas tem certos hábitos que não lhe são tão agradáveis, ou você o aceita como ele é e aprende a conviver, ou então isso poderá gerar problemas no futuro.

Saber seu papel de mulher, para que não fira a masculinidade do homem, deixe o homem ser homem, deixe ele ser cavalheiro, nem que seja carregar sua bolsa, pagar um sorvete ou te ceder o agasalho dele. Deixe ele fazer certas coisas, que para que ele são importantes na vivência da masculinidade e você também se sinta além de amada e querida…

…por mais que você seja uma mulher independente, se você não deixar que o homem se esforce por você, depois não reclame de estar se relacionando com um “banana”.

Ainda sobre o papel de mulher: É importante que você esteja disposta a permitir que o homem conduza a relação e confiar em seu juízo, mas sem esquecer o seu papel de ser, desde o namoro, o suporte que o homem precisa que você seja para ele em todas as situações.

Dedique em aprender ou aprimorar alguma atividade culinária doce e/ou salgada.

Mantenha o bom humor, seja educada, e dê certa liberdade para as pessoas se aproximarem de você, mas também saiba colocar limite nas conversas e gestos, principalmente com aqueles homens que parecem possuir intenções que não estejam de acordo com a sua.

Observe no seu pretendente, a forma como ele trata os seus pais, principalmente a mãe e irmãs, pois, elas são a maior referência feminina que ele tem, e quando estiver namorando ou casado com você lhe tratará de forma semelhante.

Diante de um problema ou situação difícil, observe qual o grau de importância que ele dará, pois, ele poderá agir de mesma forma em situações semelhantes que envolvam você.

Não seja possessiva em suas relações, pois, isso pode influenciar até mesmo nos primeiros encontros e comprometer uma futura relação amorosa, não são poucos os casos que eles estavam apenas se conhecendo e o homem começou a sentir-se pressionado em sair com a mulher, portanto, cautela e lembre-se que você está só conhecendo ele, não pense que ele precise ter algum compromisso mais sério.

Ah, a questão da TV também servem para as mulheres, certos filmes, novelas e programas que ficam se ocupando da vida alheia.

POR FIM

“Se você está solteiro(a), não é momento de pensar ansiosamente em como conseguir um namorado(a), mas de conseguir ser uma pessoa melhor. Esforce-se por relacionar-se com Deus por meio da oração, Missa diária – sempre que seja possível – e dos sacramentos. Procure se cercar de amizades que irão lhe ajudar nessa caminhada de fé, busque uma formação”.

Concretize as metas profissionais e pessoais e dê os passos necessários para alcançá-las. Vigie os gastos, é o momento de ser responsável, de economizar, e evite gastar tempo com coisas que não irão te ajudar em nada a alcançar os objetivos de sua vida. Lembre-se do ditado, antes só que mal acompanhado.

Não espere encontrar o Príncipe Encantado nem a mulher perfeita, nenhum nem outro irá aparecer, peça a Deus por uma pessoa que te ajude a ser uma bom namorado(a), esposo(a) e mãe/pai, e seja seu companheiro(a) rumo ao Céu.

Então é isso ai,
Keep Calm e espera no Senhor.

 

Por Christian Pacheco e Thayane Alves

Referência: Pe. Thomas G. Morrow – O Namoro Cristão em um mundo supersexualizado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s