Leituras indicadas

Lexicon

Autor: Pontifício Conselho para a Família ( vários autores)

Lexicon - Pontifício Conselho para a família

A motivação para a publicação do Lexicon surgiu de um fenômeno hodierno. Atualmente, a linguagem é poderoso veículo para transmitir ideologias que caracterizam o que o Papa João Paulo II denominou de “cultura de morte”. Utilizando termos ambíguos ou em si aparentemente inofensivos, tais ideologias acobertam suas reais intenções, escondem a realidade, confundem, assim, as consciências e desorientam a opinião pública. Neste contexto, o Lexicon foi idealizado com a finalidade de esclarecer conceitos fundamentais da temática que envolve o matrimônio, a família, a vida, a sexualidade, a ética. Oferecendo uma informação objetiva sobre os diversos temas que aborda, apresenta resultados científicos seguros e esclarece os aspectos envolvidos (antropológicos, psicológicos, sociológicos, econômicos, demográficos, políticos, etc), apresentando igualmente os princípios da doutrina católica e sua argumentação. Alguns exemplos de verbetes dão idéia das temáticas tratadas: Controle de nascimentos e implosão demográfica; Direito ao aborto; Direitos da criança, violência e exploração sexual; Eutanásia; Família e Clonagem; Homossexualidade e homofobia; Ideologia de gênero: perigos e alcance; Igualdade de direitos entre homens e mulheres; Interrupção voluntária da gravidez; “Matrimônio” de homossexuais; Novos modelos de família; O corpo e os desafios atuais: ética e teologia; Qual bioética?; Relação nupcial, relação ocasional; Sexo seguro. ( http://www.lectura.com.br )

Curso de Reconocimiento de la Fertilidad (Métodos Naturales)

Autor: NSTITUTO VALENCIANO DE FERTILIDAD

Curso de Reconocimiento de la Fertilidad (Métodos Naturales)

A Sexualidade Humana 

Autor: Georg Siegmund

Sexo, Uso y Abuso

Autor: Salomón Rahaim M.

Sexo, Uso Y Abuso - Salomón Rahaim M.

Família, Atracção e Exigência, A

Autor: Jutta Burggraf

Família, Atracção e Exigência, A

Trata-se de um conferência que se insere num conjunto intitulado “Mulher e Homem perante os novos desafios da vida em comunidade”, no qual a autora defende que o amor matrimonial implica um esforço e uma revisão contínua das nossas próprias atitudes.

Confira em: http://www.quadrante.com.br/livrariavirtual_detalhes.asp?id=502&cat=Familia&ordem=0&pagina=2

Filhos: informação sexual

Autor: Francisco Sequeira

Filhos: informação sexual

O sexo tornou-se uma obsessão, e por isso é urgente que os pais falem sobre o assunto de modo a esclarecer e informar os filhos, transmitindo-lhes os valores cristãos da castidade e do pudor.

Hoje fez-se do sexo uma obsessão. A um tabu sucedeu-se um mito, e ao véu de constrangido mistério sucedeu-se o despudor animal. A informação sexual passou para as escolas e para a rua; o que era sério transformou-se em piada, e a informação sexual em incitação sexual. Urge recolocar as coisas no seu lugar, e o sexo naquele que lhe cabe: talvez o quarto ou quinto na ordem das preocupações humanas. Urge reintegrar o sexo numa visão superiormente humana, garantida pela castidade, pelo pudor, pelo respeito aos outros e pelo respeito a si próprio como filho de Deus.

Inventar la sexualidad. Sexo, naturaleza y cultura
Autor:  Jorge Vicente Arregui /  Carlos Rodríguez Lluesma
Portada de Inventar la sexualidad. Sexo, naturaleza y cultura

O desafio do amor humano

Autor: Jutta Burggraf

Desafio do amor humano, O

Amor que dá vida

Autor: Kimberly Hahn

Amor que dá vida

Casamento para um tempo novo

Autor: Antonio Vazquez

Casamento para um tempo novo


270 perguntas sobre Sexo e Amor

Autor: Rafael Llano Cifuentes

270 perguntas e respostas sobre sexo e amor

Por que mais um livro sobre sexo e amor?

Porque atualmente há um acentuado interesse por saber tudo o que diz respeito ao sexo e ao amor, e no entanto faltam informações límpidas, fidedignas e verdadeiras. Não há revista, novela ou propaganda comercial em que não esteja presente uma conotação de caráter sexual ou romântico, mais ou menos encoberta e equivocada.
Mas por que razão acontece isso?
Porque vivemos um período de transmutação de valores, causada em parte por um rebaixamento da dignidade do amor e por uma supervalorização degradante do sexo, transformado em mercadoria. Por outro lado, muitas vezes não se aceita a atitude que a Igreja – e, portanto, o próprio Deus – têm diante desse tema. Não se compreende a fundo que o cristianismo, assumindo e incorporando tudo o que há de naturalmente verdadeiro e bom no homem, defende a grandeza da capacidade sexual humana como participação do poder criador de Deus, a igualdade e complementaridade entre os sexos e a grandeza do matrimônio. E tanto é assim que o seu Fundador, Jesus Cristo, elevou a união entre homem e mulher à condição de Sacramento.
E por que perguntas e respostas?
Porque esse método obriga a expor com nitidez e contornos precisos os aspectos centrais de cada tema, sem impedir que depois se exponham mais detalhadamente e com as eventuais ressalvas necessárias os raciocínios que fundamentam cada resposta.
E quais os temas abordados?
Responde-se com sinceridade e critério às principais dúvidas, mesmo às mais espinhosas, que as pessoas têm sobre temas de sexualidade, mostrando-se como é somente a serviço do amor – do amor conjugal entre homem e mulher – que o sexo encontra a sua razão de ser e o seu sentido. Por isso, abordam-se paralelamente os desvios mais comuns da sexualidade – a masturbação, a fornicação e o adultério, o homossexualismo –, bem como as suas conseqüências sociais: a pornografia, a promiscuidade de costumes, a difusão da Aids e do aborto.
Mas, ao contrário do que acontece com certa freqüência, o livro não se limita a isso. Estas páginas dedicam-se principalmente a tratar das questões mais candentes da vida matrimonial: a finalidade do amor conjugal, a unidade e a indissolubilidade que o protegem, a fidelidade que é a sua marca registrada, as crises que pode atravessar, as fases necessárias para o amadurecimento do amor, além da adequada preparação pelo namoro e pelo noivado… Na verdade, essas perguntas e respostas traçam um verdadeiro roteiro para forjar casamentos felizes e para dar aos filhos uma educação sexual correta, apropriada ao nosso tempo e centrada nesse valor vibrante e alegre que é a pureza de vida.

Confira este texto e o livro em: http://www.quadrante.com.br/livrariavirtual_detalhes.asp?id=89&autor=71&ordem=0&pagina=1

Amor e casamento
Autor: Cormac Burke

Namoro. 

Autor: Felipe Aquino

As crises conjugais
Autor: Rafael Llano Cifuentes

O namoro cristão em um mundo supersexualizado
Autor: Thomas G. Morrow


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s